Mercado Público só pode receber carne com inspeção


Ascom Isnaldo Bulhões

Por determinação de Isnaldo Bulhões, Mercado Público só pode receber carne com inspeção

Atendendo as normas da legislação vigente no país e visando dar segurança alimentar à população santanense com especificações recomendadas pelo Ministério da Agricultura, o Prefeito Isnaldo Bulhões determinou que a partir deste sábado (27), não será mais permitido a comercialização de carne bovina no Mercado Público Municipal sem o serviço de inspeção sanitária.

Nesta quinta-feira (25), Isnaldo Bulhões convocou os marchantes do município para uma reunião no auditório da Prefeitura, a qual  contou com a presença de sete vereadores. Na ocasião o chefe do executivo informou sobre sua decisão e frisou que a prefeitura vai controlar a entrada da carne bobina no mercado público.

Isnaldo Bulhões disse que o município vai fazer o possível para ajudar os marchantes, porém, o abate não pode ser feito clandestinamente. Já que o Matadouro de Santana foi interditado e a prefeitura multada em R$ 514 mil pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), os marchantes estão abatendo os animais no matadouro de Maceió. Para auxiliar no transporte da carne, a prefeitura vai ceder um caminhão refrigerado do Consórcio para o Desenvolvimento da Região do Ipanema (CONDRI), conforme as normas vigentes.

Com a decisão, Isnaldo Bulhões quer acabar com a prática do abate clandestino e evitar que o município seja multado pelos órgãos competentes, uma vez que o abate clandestino acarreta em infração sanitária prevista na lei nº 6.608/2005, regulamentada pelo Decreto nº 2.991/2005.

Vale ressaltar que o Ministério Publico do Estado de Alagoas (MPE/AL) recebeu várias denúncias de que animais estavam sendo abatidos de forma clandestina em Santana do Ipanema e uma audiência que contou com a participação do promotor Hamilton Carneiro, do secretário de Municipal de Agricultura, Jorge Santana, da gerente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (ADEAL), Ana Rosa e da zootecnista da Vigilância Saitária Municipal, Katiucia Mineli, discutiu sobre o assunto.

NOVO MATADOURO

Durante a reunião, o prefeito lembrou que Santana do Ipanema terá o único matadouro regional para abate de bovinos, com instalações modernas e que vai atender à população da região sertaneja. Alem disso, Isnaldo Bulhões disse que deseja reformar o Mercado Público de Santana do Ipanema e vai buscar a ajuda do ministro dos Transportes, Maurício Quintella.


Nenhum comentário até o momento

Deixe o seu comentário!


Siga-nos